terça-feira, 1 de outubro de 2024

Rosto

 


Quem olha de verdade, vê esboçado na parede um rosto. 
Tons e cinza, olhos acentuados como frinchas de escuridão. O nariz aparece com sombra. A boca a traço interrompido. Ainda se repara na forma da cabeça e no espaço do cabelo.
Quem olha de verdade, vê.

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Arte Urbana

Quem vem pela Rua Rodrigues de Freitas, em Ermesinde, e atravessa para o lado da Igreja Matriz, pelo túnel por baixo da linha férrea, depara-se com este conjunto (e mais não mostrado) de Arte Urbana.
Não tem autores identificados em nenhum dos espaços. É, portanto, arte pública. Confesso que gostei do que vi. Embora possa ser polémico pintar paredes sem projetos aprovados, o facto é que torna os espaços com mais vida: imagina-se alguém de trinchas que se expressa livremente.
É a liberdade no seu melhor!







 

domingo, 15 de setembro de 2024

Gateiros

 

Gateiro, Rio Tinto, Setembro de 2024


Gateiro, Rio Tinto, Setembro de 2024


Gateiro, Rio Tinto, Setembro de 2024


Gateiro, Rio Tinto, Setembro de 2024


Num passeio de Domingo deparei-me como cenário acima exposto: um condomínio aberto para felinos. Uma doçura! Proteção contra chuva, calor, intrusos... Os gatinhos pareciam felizes. É uma prática muito recorrente vermos estas obras de reutilização de objetos para servir de comedouro e abrigo dos nossos amigos de quatro patinhas. Chamei-lhe de Gateiro, por ser algo tão caseiro!

terça-feira, 10 de setembro de 2024

Linha


Olho para o teto, naquele que outrora fora o pátio dos presos da cadeia, e deparo-me com este cenário idílico. 
O teto, alto quanto baste, com uma claraboia no topo, impregnada de linhas a descrevê-la. Em redor, voam formas irregulares, observadas deste ponto de vista, dispostas num equilíbrio imperfeito. O ou os pontos negros são o centro da nossa atenção. Definido por uma linha quebrada, o ponto maior sugere um abismo para o ponto menor. Percebe-se ainda a sua projeção na lateral direita, através da luz exterior.
Momento feliz de captação da imagem.

sábado, 31 de agosto de 2024

Hotel Madre de Água



No Hotel Madre de Água, em Vinhó, Gouveia, o cuidado com os animais é excecional. Para além de ser pet friendly, tem os seus próprios patudos. A chamada de atenção com a placa a proibir andar a mais de 20 Km à hora é adorável.

No Lilases Boutique House & Garden

 



Lilases Boutique House & Garden é um hotel pet friendly que se situa na pacata cidade de Mora. Aqui podemos descansar, desfrutar ou jardim ou dar um mergulho na piscina. O ambiente é muito acolhedor e informal.
Na altura em que estivemos hospedados havia mais alguns amigos patudos. Todos muito educados e amorosos. A graciosidade do dono do hotel manter os ninhos das andorinhas nas varandas das suites demonstra um cuidado carinhoso para com a natureza. O facto de presenciarmos a tarefa de alimentar as crias, o voo, a agitação, a algarviada e ternura das andorinhas faz bem à alma!...
Foi um tempo muito bem passado, que nos proporcionou um prazer imenso de não fazer nada...

Quem Vem Lá?


Não sabes ronronar, nunca aprendeste.
És ladino nas atitudes.
Independente, sempre!
És o meu gato de companhia!

No Aconchego...


 

Gato Escondido com Pata de Fora