segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Shila


A Shila chegou a nossa casa em julho deste ano. Foi abandonada na berma da estrada com as suas três crias. Foram recolhidos por uma associação amiga dos animais e colocados para adoção. Os filhotes foram todos adotados. A Shila, felizmente, sobrou para nós.
Dona de uns olhos muito meigos e de um temperamento muito afável, depressa conquistou toda a família e se tornou parceira indispensável da June, Para nós, os donos, revelou-se uma verdadeira bênção, veio preencher o lugar deixado no nosso coração pela adorada Catalina. Não que a substitua, mas torna a falta mais suave.
Shila, és uma cadela excecional, amiga, protetora, parceira.... és uma doçura!


 

quinta-feira, 5 de junho de 2025

Despedida do12.ºE

 Boa noite

Obrigada pelo convite para participar desta festa de finalistas do 12.ºE.

Acompanhei o vosso percurso durante dois anos. Assisti ao crescimento enquanto alunos e como pessoas. Foi um privilégio!

Pela vossa parte, acompanharam o final da minha carreira como professora de uma forma gentil, alegre e responsável. Juntos, construímos sonhos coletivos e individuais. Fizemos história com trabalhos de aula e de casa, trabalhos livres, portefólios, exposições, espetáculos, viagens… tanta canseira! Tenho saudades… confesso, sobretudo dos momentos em que convivemos mais livremente!

Hoje estão a um passo de iniciar a vida de adultos, seja no prosseguimento de estudos, seja na vida de trabalho. Desejo que trilhem o caminho que mais feliz vos fizer. Ser feliz no papel que desempenhamos na sociedade é o mais importante!

Meus amores, tenham um futuro próspero, saibam vestir o fato da responsabilidade que vos cabe neste mundo e sejam amigos: uns dos outros, da família, dos que vos ensinaram, de todos os que estiveram e estarão ao vosso lado sempre que seja necessário.

Uma mão cheia de beijos e abraços!

Obrigada.

terça-feira, 13 de maio de 2025

sábado, 10 de maio de 2025

PARA A CATALINA


Para a Catalina

Chegaste devagarinho com fome, pulgas, carraças e piolhos… castanha de tão suja que estavas! Foste anunciada e, sem mais demoras, entraste nas nossas vidas para lhes dar alegria e muito amor.

Catalina dos olhos doces, chamavas as pessoas com carinho! Atravessavam ruas para te fazerem festas e tu, sempre gulosa, aceitavas e retribuías. Eras preta, pretinha, tão linda! Foste crescendo rodeada de amigos, onde coube sempre mais um. Vives connosco desde 2011, a data de nascimento nunca soubemos, já que foste adotada para evitar uma vida amarrada a uma casota improvisada. Cá em casa vives uma vida de princesa canina, rodeada de mimos!

Hoje sabemos que nos vais deixar em breve… essa doença maldita que te atormenta o interior e o vai matando aos bocadinhos… Hoje estamos tristes, muito tristes… Porque és e serás sempre a nossa adorada Catalina!

 





quinta-feira, 20 de março de 2025

Até Quando?

 
Porto


TALASNAL


Talasnal, Aldeia de Xisto

 

PAI, ÉS O MAIS LINDO DO MUNDO

 Pai, há muito tempo que não pensava em ti! Lembro o teu rosto cansado e o corpo gasto! Recordo o teu afinco pelo trabalho, a tua canseira em ter comida em casa. Eras o pai que muitos gostariam de ter. Eras o meu Pai, representavas tudo para mim! Amor, confiança, amizade, honestidade, trabalho, honra… eras o meu porto seguro!

Contigo, Pai, aprendi tudo o que hoje me faz falta saber, desde ler até pregar um prego! Sim, levavas a família à feira do livro e vinha de lá com uns quantos que ainda hoje guardo. E sim, descansavas a cabeça dos teus problemas fazendo aquilo que hoje se chama de bricolage. Construías pequenos castelos em madeira que hoje imito com os objetos da minha casa. 

Pai, eras o patriarca da família e, para mim, o mais lindo do mundo! Deste colo a todos! Deste tudo o que tinhas para crescermos com uma educação melhor que a tua, e esta foi a nossa melhor herança! Onde quer que estejas, Pai, quero que saibas que foste o melhor Pai do mundo!

Talasnal, Aldeia de Xisto